Falámos com Rafik Ouhab, técnico-comercial da Catari na Argélia, para compreender quais são os principais desafios do setor do andaime no mercado e qual a proposta de valor da Catari para os ultrapassar.

Smiley face

Rafik Ouhab é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Ciências e Tecnologia ‘Houari Boumediene’ e começou o seu percurso profissional em Direcção de Obra onde esteve 4 anos. Também ocupou o papel de responsável técnico no sector dos Transportes Especiais onde permaneceu durante 3 anos, o que lhe permitiu percorrer todo o território e reforçar os seus conhecimentos logísticos.

Na sua opinião, qual é a situação atual do mercado da construção na Argélia e qual o seu potencial?

A Argélia é um mercado de presente e futuro. Podemos notar as oportunidades que ele nos oferece olhando para o número de empresas estrangeiras que se instalam diariamente cá.

Por conta do constante aumento da população e face à necessidade de construir habitações acessíveis e desenvolver os meios de transporte, os setores privado e público da construção estão em alta e assim vão continuar.

O mesmo acontece com os projetos energéticos, seja através da construção de novas centrais ou da manutenção das existentes.

A visão do governo de impulsionar a fabricação local poderá também ter impacto no setor industrial.

Quais são as tendências do mercado em termos de tipos de andaime utilizados e serviços oferecidos?

O tipo de andaime utilizado na Argélia depende diretamente do tipo de projeto. No que diz respeito aos projetos de dimensão inferior, ainda há um longo caminho a percorrer.

Uma vez que não há fabricantes de andaime certificado na Argélia, todos os produtos certificados, tais como os europeus, são importados. Por vezes, podemos encontrar andaimes produzidos localmente, mas que na minha opinião acarretam bastantes riscos a nível de segurança para os seus utilizadores.

Nos grandes projetos, vemos já uma certa preocupação com as normas técnicas e de segurança, sobretudo nas obras das empresas estrangeiras.

O andaime de módulo é frequentemente encontrado no setor da construção, seja em projetos de reabilitação ou na construção de novos edifícios. A sua rapidez de montagem e o seu preço competitivo oferecem aos empreiteiros especializados neste tipo de trabalho a solução ideal.

O andaime multidirecional, pelo contrário, é frequentemente utilizado em projetos industriais. Trata-se de um sistema mais flexível e adaptável que permite ultrapassar os obstáculos encontrados neste tipo de obras.

Construção da residência Hamdine em Hydra, Argel, com o andaime Catari FL

O que é preciso melhorar?

Do meu ponto de vista, a formação dos trabalhadores será sempre o caminho a seguir para melhorar as condições do setor, bem como uma maior fiscalização nas obras e uma melhor organização e planificação.

É preciso excluir os produtos de qualidade inferior e instruir os clientes para os benefícios de respeitar as regras de segurança. É também necessário engenheiros bem formados, capazes de elaborar e estudar os projetos em detalhe, para aumentar a produtividade e ao mesmo tempo prevenir certos riscos.

Sem este tipo de medidas, os trabalhadores do setor da construção estarão sempre em risco.

O que pretende a Catari oferecer ao mercado? Quais são os fatores que diferenciam a Catari das outras empresas de andaime na Argélia?

O objetivo da Catari é sobretudo estar perto dos clientes e do mercado para se poder adaptar aos mesmos e dar-lhes uma resposta rápida. Nós procuramos oferecer ao mercado argelino andaimes europeus, devidamente certificados por uma entidade de certificação internacional, concebidos e fabricados em Portugal, onde a fábrica está localizada, com preços competitivos em relação aos praticados no mercado.

Em relação ao que mencionei anteriormente, nós propomo-nos também a fazer face aos problemas existentes, fornecendo o nosso apoio técnico, seja ao nível da preparação de projetos de andaime, que permitem quantificar o material necessário e prevenir limitações futuras, seja ao nível da formação, de maneira a preparar os clientes para utilizar os nossos andaimes corretamente, ou mesmo ao nível da supervisão em obra, para assegurar uma montagem correta e evitar acidentes.

A proximidade geográfica entre Portugal e a Argélia é também um fator a considerar, uma vez que nos permitirá colocar cá o material num curto período de tempo.

"A Catari compromete-se a disponibilizar os seus melhores recursos técnicos e humanos, para trazer para o mercado da construção na Argélia os melhores produtos e soluções em andaime e ao mesmo tempo contribuir para o seu desenvolvimento tecnológico.”

Contacte a Catari na Argélia