Notícia original de Vida Económica | METAL

Catari é um extraordinário exemplo de qualidade e diferenciação

Numa economia cada vez mais globalizada e condicionada por uma concorrência agressiva, o trilho prosseguido pela Catari é indiscutivelmente o caminho certo para quem tem de competir a partir do primeiro mundo. É preciso inovar, servitizar a produção e acrescentar valor à oferta que se disponibiliza aos clientes. E é precisamente em tais vertentes que a Catari se distingue.

Uma delegação da AIMMAP constituída por Rafael Campos Pereira, Mafalda Gramaxo e Pedro Azevedo efetuou no passado dia 10 de outubro uma visita de trabalho às instalações do Grupo Catari, tendo então sido acolhida de forma muito calorosa pelo seu CEO, Paulo Nery. Fundada em 1979, a Catari está atualmente instalada no concelho de Vale de Cambra, num notável edifício fabril construído em 2011.
Inicialmente, o fundador da empresa, Carlos Augusto Tavares Nery, direcionou a sua atividade para o fabrico e comercialização de termoacumuladores elétricos. Rapidamente, no início da década de oitenta do século passado, a empresa passou a produzir igualmente utensílios em cobre e latão. No final dessa mesma década, percebendo uma oportunidade de mercado, a Catari foi alargando a sua gama de produtos, tendo evoluído para a sua atividade atual. Atualmente, o Grupo Catari está totalmente centrado na conceção, desenvolvimento, produção e montagem de andaimes. Mas mais do que limitar a sua atividade à mera fabricação dos equipamentos, a Catari é verdadeiramente uma empresa de projeto e engenharia, afirmando-se nos mercados a que se dirige pelo valor acrescentado que incorpora.
Nesse contexto, prossegue duas áreas de negócio principais: venda e aluguer, a nível nacional e internacional. Assim, não obstante a principal fatia da sua faturação resulte da venda de andaimes aos clientes, aí incluídos o projeto, a engenharia e a montagem, a empresa tem desenvolvido de forma crescente uma atividade de aluguer dos referidos equipamentos a determinados clientes dos mais variados setores e mercados internacionais.
Vocacionada para os mais exigentes segmentos do mercado, a Catari dirige a sua oferta predominantemente aos setores da Industria e da Construção nomeadamente unidades Petrolíferas, Navais, Energéticas e Químicas, às quais fornece soluções ajustadas à satisfação das suas necessidades específicas.
Em termos consolidados, o volume de negócios do Grupo Catari ascenderá no presente exercício de 2017, a um valor de aproximadamente 14,5 milhões de euros. O peso das exportações da Catari Industria rondará os 85% do seu volume de negócios.
Efetivamente, a Catari é uma empresa altamente internacionalizada, com atividade comercial relevante em 40 países, localizados em 4 continentes. Para além disso, tem várias operações no exterior, nomeadamente em Espanha, França, Chile, Colômbia, Moçambique, Angola, Brasil, entre outros.
Com mais de 120 colaboradores, as empresas do Grupo Catari têm vindo a apostar de forma muito assertiva na diferenciação, nomeadamente em parâmetros como a engenharia, a certificação e qualidade, a inovação e a investigação & desenvolvimento.
De destacar ainda o facto de o Grupo Catari ser reconhecido e premiado pela performance das suas empresas nacionais, nomeadamente através do reconhecimento contínuo da Catari Indústria, S.A. como PME Líder® e premiada já em 2017 pelo Santander com o galardão “TOP EXPORTA” e do reconhecimento, igualmente contínuo, da Catari Portugal, Lda como PME Excelência® em 2016.
Todos estes são dados que ajudam a perceber o notável crescimento da empresa ao longo dos últimos anos, bem como a sua evidente solidez aos mais variados níveis.
Naturalmente, a tudo isso está subjacente a conceção e implementação de uma estratégia muito bem definida. Conforme foi já referido nas linhas antecedentes, a aposta da Catari passa pela diferenciação, pelo projeto, pela engenharia, pelo serviço ao cliente e pela inovação, não se limitando à simples produção.
Numa economia cada vez mais globalizada e condicionada por uma concorrência agressiva, o trilho prosseguido pela Catari é indiscutivelmente o caminho certo para quem tem de competir a partir do primeiro mundo. É preciso inovar, servitizar a produção e acrescentar valor à oferta que se disponibiliza aos clientes. E é precisamente em tais vertentes que a Catari se distingue.
O percurso de sucesso desta empresa associada da AIMMAP deve ser encarado como referência a seguir pela indústria nacional e não pode deixar de ser acompanhado com a maior atenção por todas as entidades, públicas ou privadas, que têm como missão o fomento da competitividade das empresas portuguesas. Naturalmente, fica aqui o registo e o alerta.

Contactar a Catari